- Início
- Notícias
- Economia e Investimento
- SEGUNDO CICLO DA FAAVA CHEGOU AO FIM
SEGUNDO CICLO DA FAAVA CHEGOU AO FIM
Foi no passado dia 01 de outubro que terminou mais um ciclo da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos, culminando um segundo ano que primou pelo crescimento desta feira.
A FaaVa - Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos é um evento, organizado pelo Município de Vagos com a colaboração do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), que decorre todos os primeiros domingos de cada mês, entre as 09h00 e as 18h00, na Pérgola situada no centro da vila de Vagos. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar expositores provenientes do concelho assim como de outros pontos da região, no sentido de valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais, culturais e turísticos do Concelho de Vagos, assim como a promoção, venda, compra e troca de velharias, antiguidades e colecionismo, designadamente artefactos etnográficos, bibelots, quinquilharias, livros, discos, jornais, revistas, selos, postais, moedas, relógios, máquinas, mobiliário, artigos para o lar e peças de arte, entre muitos outros que quem visitar a FaaVa poderá encontrar.
No passado dia 01 de outubro realizou-se a 14ª edição da FaaVa, terminando assim, mais um ciclo que teve o seu início em abril.
Ao longo das sete edições deste ano, neste certame participaram, em média, 58 expositores por edição, proporcionando diversos momentos de animação cultural com destaque para os “CRASSH_Recycled”, os Contos Mágicos com Filipe L. S. Monteiro, os “Somnium Circus”, o Yoga com a “Fada Bia”, o teatro performativo “Ler & Brincar”, a recriação da desfolhada à Moda Antiga e Danças Tradicionais, pelo Grupo Folclórico e Etnográfico “Flores Vivas” do Seixo de Mira, os diversos ateliers criativos, as “FaaVas Contadas”, os insufláveis, a animação de rua, os jogos tradicionais do Museu do Brincar e as pinturas faciais. Realce ainda para a inauguração do Palco FaaVa na edição de julho que, em colaboração com a Bolsa de Talentos Artísticos de Vagos (Revela-te!), tem promovido talentos emergentes do nosso concelho como os D´Improviso, o Di0g0, as MAiS soul e Arte ao Vivo com André Mónica. A FaaVa, além da cultura, aposta em atividades de sensibilização ambiental salientando os Ecoateliers com diversas temáticas, e também de sensibilização para a adoção de animais, através do Gabinete Veterinário.
Assim, e a quem por lá passou, a FaaVa proporcionou bastante entretenimento e convívio.
A visita à FaaVa manteve-se gratuita, tendo sido possível tomar contacto com os expositores habituais, participar nas atividades e, acima de tudo, conviver e partilhar vivências e saberes.
Em 2024, a Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos estará de volta. Serão mais as novidades, os espaços, a programação, tudo numa perspetiva de melhor divulgar a cultura, artes e os saberes.