Cultura / 19-03-2018 300

Dia Nacional dos Moinhos 2018 em Vagos

 

Nos dias 7 e 8 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo segundo ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 7 e 8 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

No concelho de Vagos regista-se este ano a adesão a esta iniciativa de um total de cinco moinhos. Uma azenha e um moinho de rodízio em Ouca, uma azenha no Boco, um moinho de vento giratório em Santo António, assim como um evento à volta do moinho de vento giratório em recuperação e a instalar em Calvão. Nesse sentido, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e das entidades públicas e privadas envolvidas, estarão abertos ao público os moinhos em anexo, com o respectivo programa de actividades. Veja o anexo.

 

Notícias Relacionadas